Invista em Landing page para otimizar seus resultados com o Google ADS e campanhas de marketing
A landing page (termo em inglês para “página de pouso”) é o carro chefe do seu site, a porta de entrada do cliente para um mundo de possibilidades e oportunidades oferecidas por você. E como tal, este cartão de visitas necessita de toda uma atenção especial, o que como tudo o mais requer uma estratégia muito bem pensada que prenda a atenção do usuário e o convide para entrar, o instigue a continuar adiante.
Pense na landing page como o seu capacho de entrada, com uma mensagem acolhedora e convidativa, ou melhor ainda, pense nela como um cesto cheio de doces estrategicamente colocado em uma mesinha disposta ao lado da porta do seu consultório, o convite perfeito de boas-vindas, onde você se sentirá livre para dispor um brinde a seu gosto para os primeiros 50 usuários que se inscreverem em seu site e digitarem o código no carrinho, por exemplo. As possibilidades de uso de uma landing page, desde códigos promocionais ao call to action, a landing page é crucial e definitiva para o próximo passo que seu lead (o cliente em potencial) irá tomar na jornada de compra.
A primeira impressão é sempre quem fica, e por este motivo, uma landing page bem pensada, que converse com o usuário em uma linguagem acessível, prática e de fácil entendimento, e transmita com clareza os valores da sua empresa ou produto em questão, tem um impacto gigantesco na prospecção do cliente e na receita mensal do seu negócio, cativando o público enquanto eleva números. É importante atentar para as paletas de cores escolhida, a qualidade das imagens e elementos gráficos, pensar na hierarquia das informações dispostas, mas principalmente, em ser encontrado.
A landing page pode ser a sua maior aliada, ou a sua pior vilã, e isso será definido pela equipe de marketing da sua empresa a partir da atenção dedicada a construção dela pelo time, bem como das ferramentas utilizadas para otimizá-la. Afinal de contas, é a landing page quem vai receber o seu cliente em potencial, e se ele não chegar até você através de anúncios patrocinados em redes sociais, muito provavelmente virá como consequência de uma busca feita nos mecanismos de pesquisa universais. Para que isso ocorro, sua página necessita estar bem posicionada nos resultados da busca de sites como o Google, Bing, Yahoo! e semelhantes, e quem garante isso é uma boa estratégia de SEO.
No contexto mercadológico em que vivemos, onde as empresas se mostram cada vez mais agressivas na busca pelo topo do sistema de buscas, investir em recursos SEO (sigla para Search Engine Optimization, Otimização de Sistema de Buscas em inglês) é um diferencial e se torna essencial para estar bem posicionado na hierarquia de resultados do Google, atualmente a maior ferramenta de buscas da web.
O SEO é um mecanismo de otimização de busca que procura, através de ferramentas ou expertise profissional, garimpar palavras-chave muito específicas que serão capazes de melhor posicionar sua empresa nos resultados de ferramentas de busca. Isso acontece porque a I.A. (Inteligência Artificial) do Google, assim como a do Bing da Microsoft e demais ferramentas de pesquisa, utilizam-se dessas palavras-chave para encontrarem os resultados relevantes à sua pesquisa, é por isso que a curadoria prévia de termos específicos se torna tão importante na hora de montar uma landing page eficaz no primeiro passo da jornada de compra do consumidor. A seleção desses termos é feita de maneira estratégica para que o mecanismo de pesquisa encontre o seu site com facilidade, posicionando o seu site já nas primeiras páginas de resultados.
Quando se decide investir em marketing digital, seja nas redes sociais ou nas ferramentas de busca, é importante que o cliente em potencial seja direcionado para uma landing page. Sua página de entrada é o meio pelo qual o novo visitante chega ao seu site após clicar em um anúncio ou em um link nos resultados de uma ferramenta de busca, essa estratégia torna mais fácil as conversões, e consequentemente aumenta a geração de leads, o que impacta diretamente nas vendas.
Mas atenção: todo cuidado é pouco quando se trata de mensurar e hierarquizar as informações dispostas numa landing page, deixe o call to action (do inglês, chamada para ação, o comando que vai levar seu cliente em potencial adiante na jornada de compra) o mais explícito possível, do contrário, o excesso de informação e a ausência de uma estrutura compreensível pode acabar o espantando.
Ninguém gosta de bagunça, e muito provavelmente você não recebe visitas com a casa desorganizada, por isso é importante que o usuário seja capaz de captar a sua mensagem nos 5 primeiros segundos de acesso, do contrário, todo o trabalho que você teve para se posicionar nos resultados de buscas nos mecanismos de pesquisa terá sido em vão. ara garantir que o seu layout funcione e alcançar o seu principal objetivo, é preciso ter em mente exatamente quais informações deixar disponíveis.
Uma landing page bem construída e otimizada é uma aliada indispensável na prospecção de novos clientes, mas não é algo tão simples quanto parece, exige expertise, estratégia e objetivos bem definidos. Criá-la é uma iniciativa bastante comum entre empresas que procuram construir presença online e causar uma boa impressão aos visitantes. É prática incomum entre empreendimentos dos mais diversos setores, no entanto, otimizá-la para torná-la realmente eficaz em campanhas de marketing.
Uma campanha de marketing séria, sólida e bem estruturada, conta com uma landing page bem desenvolvida e otimizada tanto para os mecanismos de busca quanto para o cliente em potencial, e pode se tornar uma ferramenta vital se usada estrategicamente na divulgação de um novo produto ou serviço, ou simplesmente distribuir cupons de descontos no seu e-commerce às sextas-feiras. Usar uma landing page para divulgar um item novo do seu catálogo o separa do site principal, e não confunde o usuário.
Investir em uma landing page convidativa, objetiva e ao mesmo tempo rica de conteúdo é garantir o sucesso e o futuro do seu negócio.