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Como aumentar o seu faturamento por meio de um site

Um site bem construído, com personalidade, identidade visual marcante, responsividade e versatilidade, de fácil acesso e carregamento rápido nos mais diversos dispositivos, com um conteúdo que agrega e cativa leads, é imprescindível para criar e alimentar o bom relacionamento com o cliente.

Mas hoje, graças à enorme quantidade e variedade de serviços e produtos ofertados diariamente, tendo as grandes companhias um papel desfavorável aos demais negócios, promovendo um ostensivo bombardeio constante do público ao utilizar-se de anúncios cada vez mais impessoais e genéricos nas redes, muitas empresas enfrentam um desafio mais do que comum àqueles que estabeleceram ou ainda estão estabelecendo uma presença ativa online: convencer o cliente. Pessoas estão mais propensas a consumir ideias, e não o produto final em si, oferecer um produto ou serviço vai muito além de vendas, envolve estratégia e conhecimento da necessidade do outro, suprir aquilo que lhe falta.

Normalmente, anúncios como pop-ups intrusivos, banners gigantescos e coloridos com mensagens mal direcionadas ou sem direcionamento algum incomodam muito mais do que conquistam, o que por consequência, em uma cadeia de eventos desastrosos, atrapalham o seu faturamento espantando o cliente final, por isso a importância da personalização de landing pages (as páginas que por obrigação devem ser o carro-chefe do seu site, e pretendem transmitir a mensagem central do seu negócio, produto ou serviço), e a construção do diferencial, uma atitude que tem por objetivo principal separar a sua estratégia de marketing do comportamento predatório das grandes companhias, criando uma sensação de proximidade com o cliente, aumentando por consequência o faturamento do seu negócio.

A esse processo dá-se o nome de gerenciamento de marca, e é como a sua empresa estabelece o relacionamento de proximidade com o cliente, entendendo suas percepções emocionais através de respostas a estímulos personalizados para um tipo específico de cliente, ou “personas”, essa cadeia de eventos tem como resultado a fidelização à marca. Um gerenciamento de marca realizado de maneira eficiente é bem-sucedido ao fazer com que o seu negócio atinja porcentagens ainda maiores do seu público-alvo, superando as metas estabelecidas e aumentando ainda mais o faturamento da empresa.

Em contrapartida, um mau gerenciamento de marca tem o efeito oposto quando não há consistência na mensagem que chega ao público, e nem constância de comunicação e informações, um erro comum é a falta de diálogo entre os diversos setores dentro da empresa, o que causa uma divergência entre as informações que são passadas para o cliente nos mais diversos pontos de comunicação, o que o afasta e o empurra para os braços de uma companhia concorrente, ou uma procura menor por parte do cliente. Nesse caso, a empresa não transmite credibilidade e nem segurança, o que afeta diretamente o faturamento ao final do mês.

Definir o público-alvo, ou a “persona”, auxilia na hora de personalizar e especificar anúncios e informações para um determinado nicho, atingindo o cliente de maneira objetiva e eficaz, cria assim uma relação de confiança entre o consumidor e a empresa, um laço que, dependendo da eficiência do gerenciamento, torna-se quase afetivo. É uma estratégia muito mais antiga do que se imagina: marcas de extrato de tomate, de refrigerantes e sabão em pó são as pioneiras ao apelar para o emocional do cliente, focando na família, redes de fast-food também buscam a fidelização através do apelo emocional voltado para o público jovem, como as minorias sociais e a parcela alternativa da população, que fogem do convencional.

É importante atentar para o que a sua persona deseja quando busca pela sua empresa, como você pode cativá-lo e prospectá-lo, transformar o lead (cliente em potencial), em um comprador e consumidor assíduo do seu produto ou serviço, aumentando assim o faturamento da empresa. É importante que os textos sejam bem escritos, com linguagem clara e objetiva, de fácil acesso, que as imagens estejam em alta qualidade e que a paleta de cores seja convidativa, que todas as informações essenciais estejam à disposição do cliente, algo que ofereça uma navegação fácil e intuitiva, para que a persona não perca tempo procurando o que deseja encontrar.

Uma estratégia interessante e bastante tentadora utilizada, inclusive, pelas gigantes do varejo, é oferecer cupons com desconto ou frete grátis na primeira compra, seja na landing page ou em um banner no carrinho de compras. É preciso construir também uma relação de interação frequente com o público, e nesse sentido as redes sociais são uma excelente estratégia para divulgar a empresa, por isso é muito importante ter botões e links de redirecionamento à disposição do cliente.

No processo de vendas online, todas as etapas precisam estar muito bem alinhadas para garantir o sucesso na jornada de compra do consumidor: ter uma landing page que conversa com a persona eleita, um layout agradável e convidativo na página de vendas, uma newsletter personalizada que dialoga com o íntimo do cliente e visa uma classe específica de perfil consumidor, tudo isso alinhado possui uma taxa de conversão muito maior do que estratégias de bombardeio de informação, que parecem visar vencer pelo cansaço ou pela insistência. Entender as dores da sua persona ajuda os times de marketing da sua empresa a desenvolverem anúncios personalizados e oferecerem exatamente o que o cliente procura, o que resulta em confiança, fidelização e aumento considerável do faturamento mensal.

Não importa o segmento de mercado do seu negócio, direcionamento e estratégia agregados a investimento a longo prazo em ferramentas eficazes sempre serão essenciais para atingir as metas estabelecidas. Um posicionamento de marca eficiente e bem estruturado comunica os valores da empresa, transmitindo sua mensagem de maneira clara e objetivo, alcançando um público cada vez maior e fidelizando consumidores. Uma vez bem posicionada no mercado, sua marca estará consolidada no coração e na mente do público, conquistando definitivamente seu espaço no cotidiano do consumidor.