Cuidados importantes na hora de contratar a criação do seu site.
Hoje em dia, a quantidade de plataformas de criação gratuita de sites é imensa, seu acesso é rápido e prático, e a grande maioria delas apresenta uma miríade de ferramentas, bastante intuitivas, de personalização, que tornam a experiência de criação de uma página da web quase que uma “brincadeira”. E com uma assinatura mensal, os sites e apps de criação DIY (Do It Yourself, termo em inglês para Faça Você Mesmo) oferecem para além das ferramentas gratuitas, recursos premium que aumentam as opções de personalização.
Mas será mesmo que o que elas oferecem é realmente aquilo que você busca para o seu negócio?
A princípio, uma ferramenta gratuita de criação de site pode parecer “o caminho mais curto para o sucesso”, a escolha mais razoável para os que buscam pelo pontapé inicial e não sabem por onde começar, surge aí então uma opção de fácil acesso e rentável comparada a contratar um profissional especializado no desenvolvimento e criação de site para a web. Mas é aí que mora o perigo, e o barato pode acabar saindo caro.
Nesta bifurcação sutil de caminhos, o verdadeiro empreendedor, que leva o seu negócio a sério, se destaca dos demais: optar por investir em um profissional especializado na criação de sites denota um senso de maturidade empresarial e responsabilidade para com a própria marca ou negócio que impacta diretamente no cliente final e aumenta as chances de prospecção.
Para obter bons resultados, uma ideia bem fundamentada e uma ferramenta de construção de sites não é o suficiente. É preciso ter a expertise necessária quando o assunto é evidenciar seu propósito e causar uma boa primeira impressão, funciona como uma receita, que depende de bons ingredientes para cativar o consumidor pelo paladar.
Tendo em mente que o site é a fachada digital do seu negócio, a consistência e a qualidade da apresentação, a responsividade, a estética agradável ao público alvo, a interatividade e a facilidade de acesso serão elementos cruciais na construção de uma identidade impactante que transmite ao cliente final a mensagem de segurança e credibilidade. Tudo isso possui um peso particular que, combinado, influencia na decisão do consumidor e o incentiva a adquirir, ou não, um produto ou serviço, e somente um profissional capacitado e especializado na criação de site será capaz de combinar os múltiplos fatores desta equação de maneira a cativá-lo.
As plataformas mais comuns de criação de site, como o WordPress e o Wix, são amplamente difundidas e bastante conhecidas entre pequenos e médios empreendedores, profissionais em busca de um lugar de destaque num mercado cada vez mais competitivo, onde o diferencial, por menor que seja, chama a atenção. Em geral, empresários dos mais diversos ramos que procuram economizar, eventualmente recorrem a uma das duas opções de produtos acima com a ideia errônea de que um site básico com informações essenciais, construído sobre um template pré-pronto, já garante presença online e está de bom tamanho. Entretanto, por se tratar de uma base de dados compartilhada que atende a milhares de usuários no mundo todo, é muito provável que o site saia do ar com alguma frequência, ou que o projeto trave vez ou outra enquanto você estiver tentado instalar um plugin, por exemplo. Além disso, mesmo nas plataformas de criação de sites que prometem a fácil configuração de páginas através de menus intuitivos, o famoso “arrasta e solta”, para criar algo fora do convencional e que não fique quase idêntico ao site da empresa vizinha do mesmo setor, o conhecimento básico de programação é necessário, para configurar o código-fonte da página.
Um site de verdade, construído por uma equipe capacitada, exige atenção constante, manutenção e acompanhamento diário por parte de uma equipe de profissionais que pretendem, em um trabalho conjunto, mensurar, armazenar, configurar e avaliar a responsividade da página: é muito comum que uma empresa perca clientes se o seu site demora muito para carregar, ou não funciona como deveria, com elementos gráficos faltando e imagens “quebradas”, ou botões que não levam a lugar nenhum.
Caso algum desses elementos apresente algum defeito em um site sustentado por plataformas como a WordPress e a Wix, você inevitavelmente irá depender dos desenvolvedores e servidores da própria empresa responsável por um destes produtos, e que muito dificilmente estarão à sua disposição para resolver o seu problema de maneira rápida e eficaz, uma vez que atendem ao seu negócio e a milhares de outros projetos, profissionais ou não.
Em outras palavras, sites e plataformas de criação de site gratuitas com assinatura premium são soluções viáveis apenas para aqueles que buscam o superficial, manter um site para cumprir tabela, e não realmente comunicar com o consumidor e ter uma presença online marcante.
Se você procura por um layout que se destaque, e que seu projeto seja capaz de atingir metas reais e fazer números palpáveis, sejam eles o tráfego, cliques, compartilhamentos nas redes sociais, prospecção ou reconhecimento de marca, o mais indicado é que profissionais capacitados na criação de sites sejam os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, uma equipe composta por designers, desenvolvedores front-end e back-end, gerente de projetos e gerente de suporte, garante que o seu produto, sua ideia ou sua marca cheguem até o consumidor final de maneira adequada, e que a resposta à mensagem que deseja passar para o mercado seja, de fato, satisfatória para o seu negócio.
Contratar uma equipe responsável pela criação de site do seu negócio não é somente um investimento essencial para o começo de uma jornada cada dia mais competitiva na busca por destaque, é também um ato de originalidade, de imposição da sua marca ao mercado, uma maneira de mostrar ao mundo que, quando o assunto é passar a sua mensagem e conquistar a credibilidade de um público cada vez mais seletivo, você leva seu projeto à sério e não mede esforços para atingir seus objetivos.
Um site bem construído cria um laço de confiança, transmite credibilidade e autoridade, auxilia a expandir o seu negócio porque extrapola as barreiras geográficas e envia a sua mensagem para o mundo inteiro, facilitando o relacionamento com possíveis clientes em qualquer lugar do globo, fidelizando e aumentando as suas chances de conversão.